A origem da palavra “ergonomia” vem da soma de duas palavras do grego: ergon (trabalho) e nomos (normas). Em linhas gerais, ergonomia é uma ciência que visa o entendimento da relação das pessoas com as máquinas, equipamentos e condições de trabalho.
As normas foram criadas para que os colaboradores sejam submetidos a menos riscos no ambiente de trabalho e tenham conforto para executar suas atividades. Isso faz com que as chances do desenvolvimento de doenças ocupacionais, ou seja, transtornos ou problemas de ordem física ou mental, sejam reduzidas.
A ergonomia no trabalho tem como objetivo proporcionar maior bem-estar aos colaboradores, e com isso os ganhos da empresa com a produtividade dos funcionários tendem a ser consideráveis.
Qual a importância da ergonomia no trabalho?
Como vimos até aqui, a ergonomia no ambiente de trabalho é importante porque trata-se de uma ferramenta que garante o cuidado da saúde física e mental dos colaboradores.
A implementação e acompanhamento da ergonomia no trabalho também traz resultados positivos para a empresa, dado que os colaboradores aumentam a sua capacidade produtiva.
Agora que sabemos os ganhos macros desta ferramenta, vamos nos aprofundar em alguns pontos que reforçam sua importância? Veja como a ergonomia contribui com as empresas e seus respectivos funcionários: